Translate

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Reforma

 
 
Em Portugal
 
A idade legal da reforma em Portugal ainda está nos 65 anos, mas a idade média efetiva está nos 67,4 anos. É o país da União Europeia em que os trabalhadores mais prolongam a sua vida ativa.
 
A idade legal de acesso à aposentação em Portugal está ainda nos 65 anos (66 anos em 2014), mas em média os homens portugueses mantêm-se a trabalhar até aos 68,4 anos e as mulheres até aos 66,4 anos (média de 67,4 anos). Apenas os mexicanos, coreanos, chilenos, islandeses e japoneses o fazem mais tarde, segundo mostram os dados da OCDE.
 
Portugal está longe de ser o país da OCDE onde a idade legal da reforma é mais elevada (há já quem aponte para os 66 e mesmo 67 anos), mas o país é onde as pessoas mais prolongam a vida ativa, mantendo-se em funções muito para além do tempo necessário para anular o efeito do fator de sustentabilidade, que exige atualmente mais seis meses.

Na Alemanha

A CDU (direita alemã) e o SPD (socialistas alemães) insistiram nas suas propostas sobre este tema. A partir de 2014, as mulheres que tiveram filhos antes de 1992 vão receber um bónus nas reformas, como desejava a CDU-CSU. Os assalariados de 63 anos que descontaram 45 anos podem pedir a reforma sem serem penalizados, como exigia o SPD (a idade actual da reforma é aos 65 anos). A primeira medida vai custar 6,6 mil milhões de euros por ano, a segunda cinco mil milhões. A partir de 2017 os que têm salários baixos terão uma pensão de pelo menos 850 euros por mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.