O relatório aponta o atraso do Governo e diz que as escolas profissionais de referência só vão arrancar depois de Setembro de 2014.
A nova rede de Centros de Ensino Profissional está atrasada e as escolas profissionais de referência não vão estar a funcionar antes de Setembro de 2014.
Isto porque - de acordo com o relatório da Comissão Europeia das 8º e 9º avaliações do Programa de Ajustamento que é hoje divulgado - o Governo, que tem vindo a apostar na via profissional do ensino, ainda está a desenhar a legislação e a negociar protocolos com as empresas para criar programas de estágios para os alunos.
Esta nova rede vem substituir o programa de Novas Oportunidades, uma das bandeiras do governo de José Sócrates, que foi extinto. No entanto, alguns dos 423 CNO que estavam em funcionamento - em escolas públicas, em centros de formação profissional do IEFP ou em autarquias - foram fundidos com escolas de ensino profissional e foram assim criados os Centros Nacionais para o Ensino Profissional. Este ano estão 120 Centros a funcionar mas o programa está a ser redesenhado pelas tutelas da Economia e da Educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.